4 de dez. de 2018

Vinho Caseiro… para o Natal

Como fazer vinho em casa




O vinho, essa bebida de imensa variedade que pode ser encontrada em quase todo o mundo em diferentes qualidades e preços, faz dela uma bebida universal e para alguns, a bebida por excelência. Os que bebemos vinho habitualmente, temos também a curiosidade por fazer o nosso próprio vinho. Por esta razão decidimos publicar uma receita ? simples? de vinho caseiro.
Importante
Para elaborar esta receita necessitas um recipiente grande de metal ou louça, onde a uva prensada vai repousar. Também deves ter em conta que o recipiente deve ser aberto, para que os gases da uva se possam soltar na fermentação. Também deverias ter um garrafão, como o da imagem, onde o vinho será guardado uma vez preparado. Se conseguires encontrar um pequeno barril de madeira curada, excelente, mas não é imprescindível para uma preparação caseira como esta.

Fazer vinho em casa
A primeira coisa a fazer é escolher a uva, ou uvas e misturar um ou dois tipos. Se é a tua primeira vez, o conselho é que utilizes apenas um tipo. A quantidade também é importante, recomenda-se experimentar com pequenas quantidades. Recorda que uma garrafa de vinho de 750 ml contém de 1,5 a 2Kg de uva, dependendo da uva evidentemente, porque nem todas são igualmente sumarentas.
Preparação:
Lava a uva e deixa-a secar naturalmente.
Prensa a uva (podes fazê-lo de forma tradicional, pisando-a, ou com uma prensa de cozinha.
Deixa todas as uvas prensadas (incluindo restos de ramos, sementes, etc...) num recipiente de metal ou louça, fundamental é que este seja aberto.
Deixa repousar o preparado entre 24 a 36 horas, num lugar fresco.
Uma vez repousado, poderás observar que o líquido fica no fundo do recipiente e o bagaço e impurezas flutuam à superfície. Com uma peneira retiram-se as sobras para que o líquido fique limpo.
Uma vez passada a peneira, deitamos o líquido no garrafão ou pequeno barril (se o temos) e deixamos repousar o preparado, destapado, durante 3 ou 4 dias. É extremamente importante que fique destapado, já que é neste período de tempo que o vinho emana gases.
Passados 3 a 4 dias, tapamos o nosso vinho com uma rolha, perfurada no meio e com uma pequena mangueira para que os gases do vinho possam sair.
Deixamos fermentar o vinho caseiro durante um mínimo de 45 dias.
Recorda que esta é uma receita caseira e devido às limitações que implica, o vinho obtido será de mesa, mas com um enorme sabor a vitória porque é feito por ti.